AS DILIGÊNCIAS, OS CAVALOS DE FERRO E O CINEMA


As diligências e os trens com locomotiva a vapor, ou os cavalos de ferro, assim  chamados pelos peles-vermelhas, representam uma época do passado histórico da nação norte-americana.  Antigo meio de transporte originário da Europa, a diligência, também denominada Concord Coach, foi levada para a América nos anos da década de 1840 e construída pela Abbot Downing & Co., na cidade de Concord, capital do Estado de New Hampshire. Surgiram então as diligências das companhias Wells Fargo Express Co., Overland Stage Line e a Butterfield Overland Mail, que  corriam velozmente levantando poeira na vastidão das planícies. Com cabina estreita para nove pessoas,  puxada por quatro e seis cavalos, viajar em diligência não era fácil, nem confortável, nem seguro; devido ao constante  vaivém, os passageiros se acotovelavam uns aos outros. A toda a pressa, as diligências viajavam dia e noite, cruzando o deserto da Califórnia e vencendo as Grandes Planícies, debaixo de pó, calor e chuva, numa viagem cheia de incerteza. Os selvagens peles-vermelhas e bandos de homens brancos eram um perigo para as diligências. 
Aos poucos, elas foram saindo de cena, quando acontece o grande salto nos meios de transporte com a chegada das vias férreas transcontinentais.  No dia 10 de maio de 1869, é celebrada com bandas de música e vivas da multidão, a cerimônia oficial da conclusão da estrada de ferro, data em que se encontram as duas linhas em Promontory Point, no Estado de Utah, das companhias Central Pacific Railroad e Union Pacific Railroad. A Central Pacific, com mão de obra chinesa, partia de Sacramento passando pelas High Sierras e Nevada até Utah. A Union Pacific, via Leste-Oeste, construída por operários irlandeses, partia do lado Atlântico, próximo à região dos Grandes Lagos, e atravessava as Montanhas Rochosas rumo ao Oeste. 
Nos confortáveis vagões da Maria Fumaça,  os passageiros não ficavam isentos de ataques de grupos indígenas hostis e dos foragidos da justiça. 

Nos estúdios de Hollywood, habilidosos cineastas se apoiaram nesses episódios valendo-se dos filmes de faroeste, o aclamado gênero do cinema ianque.
 






 
 Em 1924, nos tempos das cenas mudas, a locomotiva a vapor é a vedete  do filme The Iron Horse-O Cavalo de Ferro, de John Ford, com George O' Brien e Madge Belammy. Joel MacCrea e Barbara Stanwick figuram nos créditos da produção, que assisti dia desses, intitulada Union Pacific-Aliança de Aço-1939, uma realização de Cecil Blount  DeMille, cujo tema é a ligação Leste-Oeste pela primeira estrada de ferro transcontinental.
A diligência é a estrela do clássico Stagecoach-No Tempo das Diligências-1939, de John Ford, com John Wayne e Claire Trevor.

Igualmente, a cena de uma rápida diligência fazendo a travessia do Leste para o Oeste, logo no início do formidável The Big Country-Da Terra Nascem os Homens-1958, de William Wyler, com Gregory Peck, Charlton Heston e a excelente interpretação de Burl Ives. Mencionamos ainda o epopéico Wells Fargo-Uma Nação em Marcha-1937, de Frank Lloyd, com Joel McCrea,  Frances Dee e John Mack Brown, Jesse 
James-1939, de Henry King, com Tyrone Power e Henry Fonda, When the Daltons Rode -A Vingança dos  Daltons-1940, de George Marshall, com Randolph Scott e Broderick Crawford, Whispering Smith-Abutres Humanos-1948, de Leslie Fenton, com Alan Ladd, Kansas Pacific-Abrindo Horizontes- 1953, de Ray Nazarro, com Sterling Hayden, o magnífico How The West Was Won-A Conquista do Oeste-1962, de Henry Hathaway, John Ford e George Marshall, com James Stewart e grande elenco, dentre outras produções que revivem esses capítulos apaixonantes do Oeste norte-americano.
A tempo, lembramos do eficaz Telégrafo Morse, uma novidade criada  nos meios de comunicação, que vai marcar o fim da empresa Overland Pony-Express, o rápido serviço de correio a cavalo, meio empregado para conduzir correspondências e valores, da cidade de St. Joseph, no Missouri para Sacramento, na Califórnia. Fundada por William Hepburn Russell, Alexander Majors e William B. Waddell, a Pony-Express, com os seus belíssimos e velozes  cavalos mustang e  experientes e arrojados cavaleiros, perdeu o lugar para o recém-chegado telégrafo, (esse fato é revivido pelo diretor Frank Lloyd no filme Wells Fargo-Uma Nação em Marcha) mas durante a sua curta e gloriosa existência (1860-1861), deixou escrito uma página de heroísmo na história da conquista do Oeste. 
Assim, em nome do progresso, postes com fios colocados nas pradarias e nos mais distantes pontos do Velho Oeste anunciavam a invenção do norte-americano Samuel Finley Breeze Morse (1791-1872).
Um experiente e intrépido cavaleiro da Pony-Express.
O Telégrafo Morse é o tema central do filme Western Union-Os Conquistadores-1941, extraído da obra literária de Zane Grey (1875-1939), assinado pelo diretor Fritz Lang, com Robert Young, Randolph Scott, Dean Jagger, Virginia Gilmore e John Carradine. 




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