A LEI E A ORDEM NO VELHO OESTE







Wyatt Earp (1848-1929)

Com o fim da guerra Civil Americana, em 1865, grupos de cidadãos ordeiros migraram para o Oeste em busca de trabalho e de melhores oportunidades para a educação de seus filhos.
Lá o progresso se intensificava, resultado dos resolutos  colonizadores que romperam barreiras pelo espírito  de conquista, alavancando o desenvolvimento. Nesse comenos, houve, porém, uma corrente de migrantes arruaceiros e de fugitivos da justiça de natureza pervertida que se uniam para formar quadrilhas.

John H. Doc Hollyday (1851-1887)
Com a chegada desses forasteiros, a violência recrudesceu, e o Oeste passou a ser o palco de renhidos episódios. Indivíduos movidos pelo excesso de uísque, portando armas de fogo, promoviam brigas nos saloons e duelos no meio da rua. Igualmente, bandos de inimigos se enfrentavam, provocando tiroteios para se vingarem de velhas rixas. Outros se especializavam em roubo de cavalos, de gado bovino, saques a bancos, a diligências e comboios ferroviários. Qualquer reação por parte das vítimas acabava em resultados funestos.

                                                      Billy, The Kid (1859-1881)
Diante de tal situação, a lei teve que se impor à força para reprimir os malfeitores. Agentes do Governo com estrelas de latão no peito, honrados homens da lei, firmes no propósito de acabar com a desordem, a roubalheira e a opressão, combatendo a injustiça e a ilegalidade. Homens de pulso e rápidos no gatilho entravam em ação, dispostos a enfrentar qualquer desafio.

Pat Garrett (1850-1908)

Dentre os denodados defensores que impuseram a lei e a justiça destacam-se Wyatt Earp, da cidade de Dodge City-Kansas, que também atuou em Tombstone-Arizona, em parceria com seus irmãos Virgil, Morgan e seu fiel companheiro John H. Doc Hollyday, para exterminar o bando dos irmãos Clanton, James Buttler Hickok, com o cognome de Wild Bill Hickok, Ben Thompson e Pat Garrett que colocou um fim na carreira criminosa de Billy, The Kid, e ainda Bat Masterson e Bill Tilghman, dentre outros tantos paladinos da justiça que se tornaram heróis, mitos e lendas do Velho Oeste.

                                               Bat Masterson (1853-1921)
No rol dos fora da lei que encheram os bolsos à custa do trabalho alheio incluem-se Jesse James, (ver nossa publicação O Célebre Fora da Lei, de 10 de janeiro de 2015), Sam Bass, Bill Dooling, John Wesley Hardin, Johnny Ringo, os Clanton, William Bonney,mais conhecido pela alcunha de Billy, The Kid, Butch Cassidy, Sundance Kid, Curly Bill, John Reno e seus irmãos Frank, Bill e Simeon, com exceção do irmão mais velho Clint Reno, que era um respeitado fazendeiro na cidade de Seymour no Estado de Indiana. 
Procurados pela justiça, seus nomes eram espalhados por todo o território em pequenos cartazes com os dizeres WANTED DEAD OR ALIVE (PROCURADO VIVO OU MORTO).
Sabe-se que Butch Cassidy passou sebo nas canelas e atravessou fronteiras, chegou às terras da América do Sul, na Patagônia (Argentina) e na Bolívia.
                              Wild Bill Hickok (1837-1876)
                          
Arrolamos algumas produções cinematográficas acerca desses personagens que relembram o passado histórico do Oeste norte-americano.
Jesse James-1938, do diretor Henry King, The Long Riders- Cavalga dos Proscritos-1982, de Walter Hill, My Darling Clementine-Paixão dos Fortes-1946, de John Ford, Gunfight at O.K. Corral-Sem Lei e sem Alma-1957, de John Sturges, Tombstone, The Justice is Coming-Tombstone, A Justiça Está Chegando-1994, de George P. Cosmatos, Billy, The Kid-Gentil Tirano-1941, de David Miller, Rage at Dawn-Fúria ao Entardecer-1955, de Tim Whelan, Cimarron Kid-O Último Duelo-1952, de Budd Boetticher, When the Daltons Rode-A Vingança dos Daltons-1940, de George Marshall, The Lawless Breed-Bando de Renegados-1953, de Raoul Walsh, Butch Cassidy and the Sundance Kid-1969, de George Roy Hill, Pat Garrett and Billy, The Kid-1973, de Sam Peckinpah dentre outros. 





A história de John Wesley Hardin


A história de Bill Dooling
Cena de Tombstone, The Justice is Coming

Comentários