OS ESTÚDIOS CINEMATOGRÁFICOS DO TIO SAM



American Biograph Company





O cinema ianque teve o seu princípio nas cidades de Nova Iorque, Chicago e Filadélfia. Produtores independentes, distribuidores e proprietários das nickleodeons (salas de cinema que cobravam um níquel para cada exibição), mantinham seus ramos de negócio voltados exclusivamente para a indústria cinematográfica. Em 1896, o inventor Thomas Alva Edison (1847-1931), aparece com sua primeira companhia , a American Biograph Company, e assim, no alvorecer do cinema americano, outras companhias vão surgindo. Na Biograph, Edison roda o seu primeiro filme "The Black Diamond Express-A Chegada do Expresso". Ainda em 1896, acontece o primeiro beijo na tela em um filme intitulado "A Viúva Jones", com May Irving e John Rice. Posteriormente, estes arrojados homens do cinema, migraram para Hollywood, no ensolarado Estado da Califórnia. Desde então, a arte de fazer cinema conseguiu êxitos espetaculares. Brotavam naquelas terras, grandes e pequenas companhias, quer dizer, os estúdios cinematográficos, que levaram para o mundo afora memoráveis produções.
Em 1915, é fundado pelo emigrante alemão Carl Laemmle (1867-1939), o primeiro grande estúdio, a Universal Films. - Em 1916, o cineasta Edwin S. Porter (1869-194l), associado com Jessy Lasky,Adolph Zukor, Samuel Goldwyn e Cecil Blount DeMille, funda a Famous Players Lasky, que depois veio a ser a Paramount Pictures. - Em 1919, David Lewelyn Wark Griffith, Mary Pickford, Douglas Fairbanks e Charlie Chaplin, formam a United Artists (UA). - Em 1923, Jack L. Warner e seus irmãos Harry, Albert e Sam, fundam a Warner Brothers. - Em 1924, Marcus Loew, Nicholas Schenck, Louis B. Mayer, Irving Thalberg e Arthur Loew, formam a Metro Goldwyn Mayer (MGM), com o seguinte lema: Faça direito...faça grande...dê-lhe classe! - Também em 1924, chega a vez da Columbia Pictures, dos irmãos Jack, Harry Cohn e um velho amigo Joe Brandt. - Em 1933, outra companhia, a 20th Century Fox, que surgiu de uma fusão  da modesta Fox, do empresário William Fox, com a 20th Century Productions. Nos anos da década de 1960, a 20th Century Fox, teve suas finanças abaladas, em razão dos gastos excessivos na produção de pouco apelo popular "Cleópatra"-1962. Porém, este estúdio conseguiu se livrar de uma possível falência  com duas produções de merecido sucesso, "The Longest Day-O Mais Longo dos Dias"-1962 e "The Sound of Music-A Noviça Rebelde"1965.  Cabe ainda citar os extintos estúdios da Republic Pictures, do manda-chuva Herbert Yates, e da RKO Radio Pictures, do milionário Howard Hughes, os quais realizaram produções relevantes.
Em 1980, a antiga United Artists (UA), que já mencionamos, tenta reviver o gênero faroeste, que andava sumido das telas, com a produção "Heaven's Gate-Portal do Paraíso", do diretor Michael Cimino. Este filme, feito para ser uma grande produção, ultrapassou o orçamento previsto, e as consequências foram desastrosas, um fracasso financeiro, e, para complicar mais a situação, o filme não  recebeu acolhimento  caloroso do público, fato que levou a United Artists à beira da falência, sendo subsidiada pela Metro Goldwyn  Mayer (MGM), o que explica a sigla de MGM/UA.
A tempo, transcrevemos na íntegra, a notícia publicada no jornal ESTADO DE MINAS, de 16-07-2010, respeitante a Metro Goldwyn Mayer, sob o título Leão Agoniza:
"O estúdio Metro Goldwyn Mayer (MGM) agoniza, ante uma dívida multimilionária e procura desesperadamente uma solução financeira que mantenha o leão mais famoso de Hollywood rugindo nos cinemas do século 21. A ameaça da quebra  iminente sobrevoa a produtora de clássicos como O Mágico de Oz(1939), E o Vento Levou (1939), Ben-Hur (1959), a saga do agente secreto 007, além de ser recentemente encarregada de desenvolver  a esperada série da obra literária O Hobbit, originalmente escrita por J.R.R. Tolkien, mesmo autor de O Senhor dos Aneis. A MGM acumula atualmente dívida de US$3,7 bilhões  e, apesar de seu grandioso catálogo de filmes, sua renda tem sido duramente prejudicada pela crise, especialmente na divisão de DVD"s. Incapaz de tapar o rombo financeiro, o estúdio está há meses tentando ganhar tempo para encontrar uma alternativa ao fechamento, cogitando desde uma fusão ou até - pouco provável -venda".









Douglas Fairbanks, Mary Pickford, Chaplin e D.W. Griffith, fundadores da United Artists.




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