OS SERIADOS

A indústria cinematográfica do Tio Sam encontrava-se em plena efervescência com a novidade dos talkies, isto é,  o cinema falado que chegara em 1927, para destronar o cinema silencioso,depois de 32 anos de mudez.
Foi neste período de efervescência, em 1929, que acontece o inesperado, o estouro da Bolsa de Wall Street, em Nova Iorque. Os resultados foram catastróficos para a Nação (ver página 56, do nosso livro Crônicas em curta-metragem - A sétima arte do século XX na visão de um amador-2005). A esfera cinematográfica  também não escapou do abalo financeiro. Alguns estúdios tiveram suas finanças debilitadas. Para espantar  os males da crise, os chefões de Hollywood se mobilizaram para salvaguardar  da ruina financeira. Valendo-se de uma criatividade que deu certo, os homens do cinema procuraram atrair os espectadores,lançando nas salas de cinema atrações extras ou programa duplo. Foi então que surgiram os seriados, produções de pouco orçamento, porém eletrizantes e de boa qualidade técnica para os padrões da época. Os seriados eram apresentados  em capítulos a cada sessão de domingo, após a exibição do filme principal, os quais eram recheados com muita ação e suspense.Os capítulos sempre terminavam com o herói em situação de perigo, fato que incentivava os espectadores curiosos a retornarem  no domingo seguinte para saber como o mocinho iria se safar de tal situação.
Leiamos alguns títulos de seriados, que marcaram indelevelmente a história do cinema americano:

"Flash Gordon no Planeta Mongo"-1936, "As Aventuras de Wild Bill Hickok"-1938, "Mandrake, O Mágico"-1939, "O Sombra"-1940, "Nyoka, A Filha das Selvas"1941, "As Aventuras do Capitão Marvel"-1941, "O Fantasma"-1943, "Batman"-1943, "O Falcão do Deserto"-1944, "Congo Bill"-1948, "As Aventuras de Sir Galahad"-1949, "Piratas do Alto Mar"-1950, "O Cavalo de Ferro"-1951, " Filho de Geronimo"-1952, "O Falcão Negro"-1952, "O Planeta Perdido"-1953, "As Aventuras do Capitão África"-1955 e ainda "O Misterioso Dr. Satã", "Dick Tracy", "Os Tambores do Fu-Manchu" dentre outros tantos que encantaram os adultos e a criançada nas matinês de domingo.
As produções de seriados, em sua maioria com 15 capítulos, chegaram ao final nos anos da década de 1950.

O Fantasma e Diana Palmer, interpretados por Tom Tyler e Jeanne Bates


Comentários