"A VOZ" DA AMÉRICA






No último domingo, dia 12 de dezembro, foi comemorado o aniversário de Belo Horizonte, minha querida cidade natal, que completou 113 anos de fundação. Lembramos que é o dia de nascimento do saudoso cantor e ator Frank Sinatra (1915-1998). 12 de dezembro é também  o dia em que comemoro, com júbilo, o meu primeiro vagido, quando despertei para o mundo.
A propósito,  é justo que se faça uma breve exposição acerca do grande astro Frank Sinatra, e da sua prolífera carreira no universo da música e do cinema.
Nascido em Hoboken, no Estado de Nova Jersey, Francis Albert Sinatra era filho de uma pobre família de imigrantes italianos. Seu pai, Anthony Martin Sinatra, procedente da Sicília, foi lutador de boxe e membro da equipe do corpo de bombeiros de Hoboken. A mãe, Sra. Natalie Garavanti Sinatra, era uma mulher atuante, líder do Partido Democrata do seu bairro. Quando adolescente, Frank Sinatra descobriu que tinha talento para cantar, visto que as garotas caiam em delírio pela sua bela voz e pelos os seus olhos azuis, quando ele apresentava nas festinhas de aniversário  e nas festas da Liga Cultural Siciliana.
Como todo primeiro emprego é difícil, para Sinatra não foi diferente.Iniciou a sua jornada em busca da carreira de cantor. Com outros concorrentes, apresentou em um programa de calouros de uma emissora de rádio local e conseguiu bons resultados. Seu primeiro emprego, para ganhar parcos salários, foi em uma casa noturna, como garçom, e também cantava para entreter os fregueses. Igualmente mostrava a sua voz nas emissoras de rádio. Em fevereiro de 1939, casou-se com Nancy Barbato, que fora sua amiguinha de adolescência.
Ainda neste ano, ele é convidado pela banda de Harry James com um salário de 75 dólares por semana. Depois  de  uma tournée com Harry James, fazendo shows pelo País, Sinatra grava o seu primeiro disco. Em 1940, integrou-se na banda de Tommy Dorsey e sai na lista da revista Billboard, na vigésima segunda colocação, como o melhor cantor da temporada; o primeiro lugar ficou para Bing Crosby. Em 1941, aparece como apresentador em seu primeiro filme Las Vegas Nights-Noites de Rumba, de Ralph Murphy. Em 1942, também como apresentador, no filme Ship Ahoy-Barulho a Bordo, de Edward Buzzell. Como ator e cantor, atuou com o seu talento no belo filme On The Town-Um Dia em Nova Iorque-1949, de Stanley Donen e Gene Kelly, que tem no elenco Gene Kelly, Betty Garret, Ann Miller, Vera Ellen, Jules Munshin e Florence Bates. Em 1950, Nancy Barbato anuncia a sua separação de Frank. O casamento não deu certo. Da curta união nasceram Nancy, em 1940, Frank Jr., em 1944 e Tina, em 1948. Antes da separação, Sinatra mantinha relações extraconjugais com Lana Turner, mas casou-se em 1951 com Ava Gardner, o verdadeiro amor de sua vida. Contudo, o relacionamento com Ava parecia despencar, devido a muitos conflitos, até que veio o divórcio no México, em 1957. Mesmo com a sofrida separação, continuou a sua trajetória, sem parar de cantar e de atuar no cinema. Tornou-se, por quase uma unanimidade, o maior cantor norte-americano do século, e merecidamente reconhecido como "A Voz" da América.
Casou-se de novo em 1966, com Mia Farrow, trinta anos mais nova que ele, e em 1968, outro divórcio.
Casou-se pela quarta vez com Barbara Blakely Marx,   que foi sua companheira até o fim de sua vida. Nas horas de descanso, longe dos palcos, dos estúdios e das badalações com seus amigos mais chegados como Peter Lawford, Sammy Davis Jr., Dean Martin e Shirley McLaine, Mr. Sinatra ocupava-se, no sossego do lar, com o seu hobby preferido, a pintura sobre telas, e também se dedicava com toda atenção aos seus cãeszinhos de estimação.Encontrava tempo para administrar uma instituição de assistência social, destinada a abrigar crianças carentes.
Atacado pelo mal incurável de Alzheimer, Sinatra já não era mais o mesmo. Esquecia as letras das canções nos shows, repetia várias vezes a mesma piada e tinha crises de choro. Em uma apresentação no Estádio de Knicherbocke, em Indiana, Estado de Nova Iorque, Sinatra deixou a platéia perplexa, parou de cantar de repente e começou a apresentar ao público, repetidas vezes, seu filho, Frank Jr., maestro da orquestra.
Os velhos olhos azuis de Frank Sinatra fecharam-se para sempre em 14 de maio de 1998, aos 83 anos.
Sua filmografia soma quase sessenta títulos. Citamos a seguir, alguns dos seus bons trabalhos:

Anchor Awaigh-Marujos do Amor -1945, de George Sidney, On The Town, que já mencionamos, From Here to Eternity-A Um Passo da Eternidade-1953, que lhe valeu um Oscar como melhor ator coadjuvante, dirigido por Fred Zinemmann, The Man with the Golden Arm-O Homen do Braço de Ouro-1955, de Otto Preminger, High Society-Alta Sociedade, 1956, de Charles Walters, Pal Joey-Meus Dois Carinhos-1957, de George Sidney, Kings Go Forth-Só Ficou a Saudade-1958, de Delmer Davis, Some Came Running-Deus Sabe Quanto Amei-1958, de Vincente Minnelli, Never So Few-Quando Explodem as Paixões-1959, de John Sturges, Ocean's Eleven-Onze Homens e um Segredo-1959, de Lewis Milestone, The Devil at 4 O'clock-A Hora do Diabo-1961, de Mervyn Le Roy, The List of Adrian Messenger-A Lista de Adrian Messenger-1963, de John Huston, Robin and the Seven Hoods-Robin Hood de Chicago-1964, de Gordon Douglas, Von Ryan's Express-O Expresso de Von Ryan-1965, de Mark Robson e, seguindo os padrões  dos filmes de James Bond, com Sean Connery  e depois Roger Moore, por sinal os melhores atores que viveram o personagem, surgiram  outros agentes investigadores de crimes, como Matt Helm, com Dean Martin, Napoleon Solo, com Robert Vaughn, Flint, com James Coburn e Tony Rome, interpretado por Sinatra,    na seguinte trilogia do diretor Gordon Douglas: Tony Rome-1967, The Detective-Crime sem Perdão-1968 e Lady in Cement-A Mulher de Pedra-1968.

Na esfera musical, foram inúmeros discos gravados e bem vendidos.Com a banda de Tommy Dorsey, chegou a gravar 96 músicas. Eis aqui alguns títulos de canções inesquecíveis:
Night and Day, Blue Sky, The Very Thought of You, The Lady is a Tramp, Come Rain or Come Shine, They Can't Take That Away From Me, Where or When, I've Got You Under My Skin,  Moolight in Vermont, Old Man River, My Kind of Town, New York- New York, My Way etc.


Leia mais sobre Frank Sinatra, na pág. 119, do nosso livro Ecos da história revividos pelo cinema-A sétima arte no rastro da história.





Comentários