OS CARTOONS

  Quando o assunto é cartoon, não há quem não goste.Existe no cinema uma galeria de personagens criados por excelentes mestres do desenho animado, a fantasia cinematográfica que encanta o público infantil e o adulto há décadas. São "astros" que não envelhecem, não perdem a fama e não morrem jamais. Vamos conhece-los?
Começamos com o genial Gato Felix, o felino negro criado em 1919 por Otto  Messmer, para as revistas em quadrinhos e depois ganhou fama no cinema. Em 1929, nasciam o Marinheiro Popeye, Blutos e Olivia Palito, criação de Elzier Segar. O trio foi para o cinema em 1933, levado pelos irmãos Davi e Max Fleischer. De Benjamim Hardaway para os estúdios de Walter Lantz, o famoso pássaro gozador, travesso e esperto, estou me referindo ao divertidíssimo Pica-Pau (l940), que imediatamente conquistou a admiração do público.
Quem na minha geração não se lembra do musculoso Super-Mouse, o rato voador com poderes parecidos com o do Super-Homem? Herói da criançada pelo estúdio Terry Toons, Super-Mouse surgiu na década de 1940, criado por Isadore Klein. Em 1948 foi a vez  do engraçado Mr. Magoo, criação de Steve Bosustow.   Joseph Barbera ((1911-2006) e William Hanna (1910-2001), se juntaram  em 1939 no departamento de curtas da MGM, sob o comando do produtor Fred Quimby, e criaram dois personagens nascidos para brigar, a famosa dupla Tom e Jerry. Foram cerca de 150 curtas com os dois brigões, e alguns foram premiados com Oscar. Quando a MGM fechou sua divisão de animação, Joseph e Hanna formaram a Hanna-Barbera Productions e continuaram realizando Tom e Jerry. Por volta dos anos cinquenta, eles criaram novos personagens especialmente para a TV, como a dupla Zé Colmeia e Catatau que viviam no Parque Jellystone para roubar as guloseimas nas cestas de piquenique dos visitantes do Parque; e ainda Dom Pixote, Manda- Chuva, Os Jetsons, Jonny Quest, Os Flintstones, Corrida Maluca, dentre outros.
Na  Warner Family Entertainment (Looney Tunes e Merrie Melodies),  uma divisão de animação da Warner Brothers, surgiram o Coelho Pernalonga (1938), Gaguinho, Hortelino Troca-Letras, Patolino,  Ligeirinho (Speedy Gonzalez), Frajola e Piu-Piu, filhos legítimos do animador americano Chuck Jones.
Walt Disney (1901-1966), o mestre por excelência no campo da animação, teve como sócio, Ub Iwerks, que desenhou o primeiro Mickey Mouse  na produção Plane Crazy-1928. Disney criou diversos personagens, Mickey  foi o primogênito. Realizou filmes famosos como Dumbo-1940, a  magnífica produção Fantasia-1940, na qual Mickey aparece nas cenas de O Aprendiz de Feiticeiro, a comovernte  história do cervo órfão Bambi-1942 e também Branca de Neve e os Sete Anões(Feliz, Atchim, Mestre, Zangado, Soneca, Dengoso e Dunga)-1955, A Dama e o Vagabundo,1955, A Bela Adormecida-1958, A Guerra dos Dálmatas-1961 etc.
Dentre esses e outros tantos mestres do cartoon e seus personagens, cabe ainda citar o talentoso animador brasileiro Maurício de Sousa e sua simpática família: Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento.
Sem sombra de dúvida, os cartoons também representam um importante capítulo da história da Sétima Arte.

Comentários