UMA BREVE HISTÓRIA DE UM OCTOGENÁRIO

O famoso e longevo "astro" que já está na casa dos oitenta e em plena atividade,  completa em 27 de fevereiro de 2011, em Los Angeles, a sua 83ª edição. Trata-se do prêmio mais cobiçado do cinema: o Oscar.
 O  magnata do cinema, manda-chuva  da MGM, Louis B. Mayer, reuniu algumas personalidades da indústria cinematográfica e sugeriu que fosse criada uma instituição em Hollywood. Surgia no ano de 1927 a Academy of Motion Pictures Arts and Sciences (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas) com o fim de premiar todos aqueles que contribuíssem de maneira relevante para as artes e ciências da produção de filmes. Foi então que "nasceu" um  "personagem" de pouca estatura com o nome de Oscar, uma estatueta feita de estanho banhada a ouro, com altura de aproximadamente 34,29 cm, a ser entregue todo o ano, como galardão, às pessoas que realizassem os melhores trabalhos da arte do cinema em suas diversas categorias como, melhor filme, melhor diretor, melhor trilha sonora, melhor efeito visual, ator, atriz etc.
Na história do Oscar, a lista de premiados pela Academia  é piramidal. Torna-se impraticável  relacionar todos os vencedores; vamos,porém, a alguns títulos de filmes, começando no ano de "nascimento" do Oscar, a saber:
Wings-Asas-1927, de William A. Wellman, o primeiro filme a ganhar um Oscar, Seventh Heaven-Sétimo Céu-1927, de Frank Borzage, com Janet Gaynor, a primeira ganhadora do Oscar de melhor atriz, e Borzage de melhor diretor, Sunrise-Aurora-1927, do diretor Friedrich Wilhelm Murnau. Em Underworld-Paixão e Sangue-1927, de Josef von Sternberg, o escritor Ben Hecht recebe o primeiro Oscar na categoria de roteirista e, em The Way of All Flesh-Tentação da Carne-1927, o ator suíço Emil Jannings é o primeiro ator a ser premiado. Nas décadas seguintes, Gone With the Wind-...E o Vento Levou-1939, de Victor Fleming, e o prêmio vai para Hattie McDaniel, a primeira atriz negra a receber um Oscar de melhor atriz coadjuvante; os filmes do  insigne diretor John Ford, o homem do cinema, faturam cinco estatuetas por  The Informer-O Delator-1935, Stagecoach-No Tempo das Diligências-1939, The Grapes of Wrath-As Vinhas da Ira-1940, How Green Was My Valley-Como Era Verde o Meu Vale-1941 e The Quiet Man-Depois do Vendaval-1952. Na produção From Here to Eternity-A Um Passo da Eternidade, de 1953, do diretor Fred Zinnemann, Frank Sinatra é premiado com o Oscar de melhor ator coadjuvante; Ernest Borgnine mereceu a estatueta de melhor ator em Marty-1955. Temos ainda,   The Bridge on the River Kwai-A Ponte do Rio Kwai-1957, de David Lean, ganhador de sete prêmios, The Diary of Anne Frank-O Diário de Anne Frank-1959, de George Stevens, Cleópatra-1963, de Joseph L. Mankiewicz,  Ben-Hur-1959, de William Wyler. Ressalte-se que, Ben-Hur ainda é o filme mais premiado, tendo recebido 12 estatuetas. John Wayne ganha o Oscar por True Grit-Bravura Indômita-1969, cuja refilmagem está sendo exibida nas salas de cinema, é um forte candidato ao Oscar de 2011. Em 1987, Platoon, de Oliver Stone, leva quatro estatuetas. Encerrando a seleção de filmes premiados, na cerimônia de entrega de 2010, os ganhadores foram Guerra ao Terror, Avatar  e o filme em língua estrangeira, a produção argentina, O Segredo dos Seus Olhos.
Dia desses, lí em um artigo de jornal o seguinte escrito: "Filmes indicados ao Oscar costumam ser considerados os melhores do ano. Não são. O prêmio é um sinal emitido da indústria ao público, a partir do que o se espera do público. Nessa circularidade, um lado alimenta o outro."

Comentários