O ADEUS DA DAMA DO CINEMA

Liz  Taylor despertou para o mundo em 27 de fevereiro de 1932, em Londres, filha de Sara Taylor e Francis Taylor.Em 1939 a família Taylor, fugindo da guerra, muda para Los Angeles.A menina  já se destaca  pela beleza e elegância  e logo torna-se alvo dos caçadores de talentos. Aos 10 anos, Elizabeth Taylor começa a sua escalada pelos degraus da fama no encantado mundo  mágico do cinema. Estreou na Universal International em There is One Born Every Minute-1942 (sem título em português), de Harold Young, mas não é contratada pelo estúdio. Com a ajuda do pai, a garota faz um teste na MGM, e consegue um longo contrato com o mais famoso estúdio de Hollywood. Nos anos da década de 1940, mostrou o seu talento em Lassie Come Home-A Força do Coração-1943, de Fred M. Wilcox, Jane Eyre-1944, de Robert Stevenson, The White Cliffs of Dover-Evocação-1944, de Clarence Brown, National Velvet- A Mocidade é Assim Mesmo-1944, de Clarence Brown, Courage of Lassie-A Coragem de Lassie-1946, de Fred M. Wilcox, Cynthia-As Delícias da Vida-1947, de Robert E. Leonard, Life With Father-Minha Vida com Papai-1947, de Michael Curtiz, A Date With Judy-O Príncipe Encantado-1948, de Richard Thorpe, Julia Misbehaves-Travessuras de Julia-1948, de Jack Conway e Little Women-Quatro Destinos-1949, de Mervyn LeRoy.
À medida que os anos iam passando, os filmes se sucediam. Elizabeth Taylor já é uma estrela, e continua sua escalada que chegou atingir o cume do estrelato. ( Sua filmografia soma mais de cinquenta títulos).
De formas esculturais perturbadoras, cabelos negros e de deslumbrantes olhos azul violeta, Miss Taylor, entre casamentos, divórcios e viuvez, teve sete maridos.
Em 6 de maio de 1950, aos 19 anos, casa-se com o texano Conrad Nicky Hilton, herdeiro da famosa cadeia internacional de hoteis. Vem o divórcio depois de oito meses de fracassada união.
Em 1952, Liz vai para a Inglatera para as filmagens de Ivanhoe, do diretor Richard Thorpe. Lá ela conhece o ator inglês Michael Wilding, vinte anos mais velho do que ela. Casam-se em 21 de fevereiro de 1952, vésperas de seu aniversário. Em 6 de janeiro de 1953, nasce Michael Howard. Em 1956 vem o divórcio.
Em 2 de fevereiro de 1957, o seu terceiro marido, Mike Todd, famoso produtor  americano ganhador do Oscar por Around The World in 80 Days-A Volta ao Mundo em 80 Dias,do diretor Michael Anderson. Levam uma vida conjugal feliz e, dessa união nasce Elizabeth Francis Todd. Foram treze meses de convivência feliz, quando em 22 de março de 1958, numa viagem a Nova Iorque onde receberia o título de showman do ano, Todd morre num trágico acidente aéreo. Foi um choque para Liz, que na ocasião estava nas filmagens de Cat on a Hot Tin Roof- Gata em Teto de Zinco Quente, de Richard Brooks.
Em 1959, Eddie Fisher, amigo e confidente do falecido Mike Todd,  torna-se o quarto marido, ele estava casado com a atriz Debbie Reynolds, divorcia-se dela e casa-se com a viúva. Fisher trabalhou com ela em  Butterfield 8-Disque Buttefield 8, de Daniel Mann, o último filme de Liz pela MGM e  ganha o Oscar por melhor atriz. A união dos dois foi desfeita em 1964. Liz chegou a ser rotulada "a devoradora de homens".
Com o ator inglês Richard Burton, foram dois casamentos e dois divórcios. Cinco meses depois do segundo divórcio com Burton, casou-se com o político do Partido Republicano, John William Warner. Em 1982 divorciou-se do senador, alegando que estava cansada de viver na fazenda dele na Virginia.
O excesso na comida, muita bebida e pílulas, a dama do cinema tornou-se uma mulher gorda e deprimida.Eu não me incomodava com meus cabelos, minha maquilagem  e meu peso, dizia ela. Um claro exemplo de perda de  autoestima. Em 1984, internou-se na Betty Ford Center, uma clínica de tratamento intensivo para alcoólatras e viciados em drogas.
Desintoxicada e feliz, ela aparece com um outro visual, magra e de cabelos loiros,  num seriado de televisão.
Afastou-se do cenário artístico e dedicou-se a levantar recursos para pesquisas contra a AIDS e ao lançamento de seu perfume Passion, em janeiro de 1987, em Nova Iorque.
Em 1988, escreve o livro sobre  autoimagem, autoestima, como manter a boa forma aos 55 anos de idade, guia para emagrecimento e dieta de manutenção, receitas exclusivas,  programa de exercícios e detalhes de sua carreira e da vida pessoal, intitulado   Elizabeth Taylor Takes Off-Elizabeth Taylor Levanta Voo. Em 1991,  o casamento com o caminhoneiro Larry Fortensky, celebrado no Rancho Neverland, de Michael Jackson. A união durou até 1996.

Aos 79 anos, Elizabeth Taylor, batizada  como Elizabeth Rosemond Taylor, partiu para a sua última morada em 23 de março de 2011, vítima de insuficiência cardíaca. Deixou filhos e netos.

Outros títulos de sua filmografia.

A place in the Sun-Um Lugar ao Sol-1951, Love is Better than Ever-É Deste Que eu Gosto-1952, Rhapsody-Rapsódia-1954, Elephant Walk-No Caminho dos Elefantes-1954, The Last Time I Saw Paris- A Última Vez Que Ví París-1954, Giant-Assim Caminha a Humanidade-1956, Raintree County-A Árvore da Vida-1957, Suddenly Last Summer-De Repente, no Último Verão-1959, Scent of Mistery-1960 (sem título em português), Cleópatra-1963, The Sandpiper-Adeus às Ilusões-1965, Who's Afraid of Virginia Woolf?-Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?-1966, The Taming of the Shrew-A Megera Domada-1967, That's Entertainment-Era Uma Vez em Hollywood-(documentário)-1974, Victory at Entebbe-Vitória em Entebbe-1977 etc.

Comentários