Bela e refinada, de austera formação católica, Grace Patricia Kelly nasceu em 12 de novembro de 1928, numa mansão de East Falls, nas cercanias de Filadélfia, no Estado da Pensilvânia. Grace Kelly tornou-se uma talentosa movie star de Hollywood e depois uma soberana do principado de Mônaco.
Estreou no cinema pelo estúdio da 20th Century Fox, no filme Fourteen Hours-Horas Intermináveis-1951, em seguida contracenou com Gary Cooper no western High Noon-Matar ou Morrer-1952. Miss Kelly passou também pelos estúdios da MGM, Warner e Paramount. Foi uma das estrelas favoritas de Alfred Hithcock, e mostrou o seu talento em três filmes do mestre do suspense. Seu último trabalho no cinema foi no musical High Society-Alta Sociedade-1956, ao lado de Frank Sinatra e Bing Crosby. Afastou-se definitivamente de sua curta carreira, porém brilhante, quando do seu matrimônio em 18 de abril de 1956, com o Príncipe de Mônaco, Rainier Louis Henri Maxene Bertrand de Grimaldi. Da aliança real, nascem os futuros herdeiros, Caroline em 1957, Albert (1958) e Sthéphanie (1964), que garantem a sucessão dos Grimaldi ao trono do pequeno principado de Mônaco, situado numa estreita faixa da costa mediterrânea francesa, próxima à fronteira italiana.
No dia 14 de setembro de 1982, a Princesa Grace Patricia Kelly de Grimaldi, com quase 54 anos de idade, morre tragicamente em um acidente automobilístico, quando dirigia seu carro nas estradas de Monte Carlo.
Deixou em sua carreira cinematográfica 11 filmes, a saber:
Fourteen Hours-Horas Intermináveis-1951- de Henry Hathaway, High Noon-Matar ou Morrer-1952, de Fred Zinnemann, Mogambo-1953, de John Ford, Dial M For Murder-Disque M Para Matar-1954, de Alfred Hithcock, Rear Window-Janela Indiscreta-1954, de Alfred Hitchcock, The Country Girl-Amar é Sofrer-1954, de George Seaton, The Bridges at Toko-Ri-As Pontes de Toko-Ri-1954, de Mark Robson, Green Fire-Tentação Verde-1954, de Andrew Marton, To Catch a Thief-Ladrão de Casaca-1955, de Alfred Hitchcock, The Swan-O Cisne-1956, de Charles Vidor e High Society-Alta Sociedade-1956, de Charles Walters.
Recentemente, no dia 4 de maio deste ano, Grace Kelly foi homenageada na cidade de São Paulo, com uma exposição de suas roupas, confeccionadas pelos melhores figurinistas do mundo, seus filmes, fotos, bolsas e calçados, chapéus, joias e o vestido de noiva. O príncipe Albert, filho de Grace, veio ao Brasil acompanhar a homenagem.
Prima da famosa dançarina e atriz Ginger Rogers, a sensual e talentosa Margarita Carmen Dolores Cansino ou Rita Hayworth, filha de Eduardo Cansino, um bailarino espanhol de origem judaica, com a irlandesa Volga Hayworth, uma famosa vedete dos famosos shows das Ziegfeld Follies, também chegou ao título de Princesa, que durou pouco mais de 1 ano.Em 27 de maio de 1949, Rita casa-se com o príncipe paquistanês Ali Khan, herdeiro de muito poder e fortuna, filho do poderoso chefe religioso e político Agha Khan.
Porém, a verdadeira paixão de Ali Khan são o jogo de cartas e os cavalos, então o relacionamento começa a se desfazer. Acontece o divórcio em 1951.
Passada a vida de princesa, Hayworth volta para o cinema.
O fim da famosa estrela foi marcado por distúrbios mentais, causados pela bebida e pelo mal de Alzheimer. Faleceu em 16 de maio de 1987, aos 68 anos. Rita deixou as filhas Rebecca Welles do segundo casamento com o cineasta Orson Welles, e a Princesa Yasmin Agha Khan Jeffriers.
Em sua filmografia, inclui mais de 60 títulos. Entre seus filmes estão Blood and Sand-Sangue e Areia-1941, de Rouben Mamoulian, You Were Never Lovelier-Bonita Como Nunca-1942, de William A. Seiter, Cover Girl-Modelos-1944, de Charles Vidor, Gilda-1946, de Charles Vidor, The Lady From Shangai-A Dama de Shangai-1948, de Orson Welles, The Loves of Carmen-Carmen-1948, de Charles Vidor, Salome-Salomé-1953, de William Dieterle, Paul Joey-Meus Dois Carinhos-1957, de George Sidney e They Came to Cordura-Heróis de Barro-1959, de Robert Rossen.
Comentários
Postar um comentário