Sabemos que o cinema veio ao mundo no século XIX, no dia 13 de fevereiro de 1895, e que em 28 de dezembro do mesmo ano, realizaram-se as primeiras projeções públicas de imagens em movimento através do Cinematógrafo, aparelho inventado pelos irmãos Lumière.
Entretanto, o estudo da Sétima Arte permite retroceder para épocas distantes, antes da era cristã.
Na Grécia antiga, berço da civilização ocidental, já se fazia referência vaga e indireta a alguma coisa semelhante, que viria a ser o cinema.
Platão (427-347 a.C.), pertencia a uma nobre família de Atenas, um dos mais famosos nomes da história dos pensadores gregos e o maior dos discípulos de Sócrates (470-399 a.C.). De suas várias obras literárias, as mais célebres foram escritas sob a forma de diálogo: República, Protágoras, Apologia, Fedro, Timon, Banquete e As Leis. Em República, Platão exprime o seu pensamento filosófico quando escreveu de forma figurada a "Alegoria da Caverna", no Livro VII, Diálogos III. Ele explica que a alma deve passar pela ignorância e seguir o caminho da sabedoria, do ideal, da verdade e da elevação moral, modelos da filosofia platônica. No início da narrativa, Platão compara o mundo a uma ampla caverna, com uma pequena abertura por onde penetra a luz externa, e dentro da caverna homens cativos assistem a um espetáculo de luz e sombras. Leiamos um trecho do "cinema" de Platão em sua fascinante "Alegoria da Caverna":
Imagina uma caverna subterrânea provida de uma vasta entrada para a luz e que se estende ao largo de toda a caverna, e uns homens que lá dentro se acham desde meninos, amarrados pelas pernas e pelo pescoço de tal maneira que tenham de permanecer imóveis e olhar somente para a frente, pois as ligaduras não lhes permitem voltar a cabeça; atrás deles e num plano superior, arde um fogo a certa distância, e entre o fogo e os prisioneiros há um caminho elevado, ao longo do qual se faz de conta que tenha sido construído um pequeno muro semelhante a esses tabiques que os saltimbancos colocam entre si e os espectadores, para exibir a estes as suas maravilhas...
-Vejo daqui a cena, disse Gláucon.
-E não vês também homens a passar ao longo desse pequeno muro, carregando toda espécie de objetos, cuja altura ultrapassa a da parede, estátuas e figuras de animais feitas de pedra, de madeira e outros materiais variados? Alguns desses carregadores conversam entre si, outros marcham em silêncio.
Poderão os cativos da caverna ter visto outra coisa de si mesmos ou de seus companheiros senão as sombras projetadas pelo fogo sobre a parede fronteira da caverna?
Supões ainda que no fundo da caverna houvesse um eco repetindo as palavras dos transeuntes, não pensariam os prisioneiros que os sons eram articulados pelas próprias sombras que viam passar?...
Essa bela passagem de a República, de Platão, é a mais antiga referência de uma sessão cinematográfica que a história registra.
Fique por dentro de outros antigos precursores da fotografia animada, em nosso livro Crônicas em curta-metragem - A Sétima Arte do século XX na visão de um Amador (ver página deste Blog, de 07-12-2010).
06 de agosto de 2011
Completa hoje 1 ano que iniciamos gil-setimaarte.blogspot.com
Filmes em exibição recomendados:
Midnight in Paris-Meia-Noite em París, de Woody Allen.
Captain America-First Avenger-Capitão América-O Primeiro Vingador, de Joe Johnston
Entretanto, o estudo da Sétima Arte permite retroceder para épocas distantes, antes da era cristã.
Na Grécia antiga, berço da civilização ocidental, já se fazia referência vaga e indireta a alguma coisa semelhante, que viria a ser o cinema.
Platão (427-347 a.C.), pertencia a uma nobre família de Atenas, um dos mais famosos nomes da história dos pensadores gregos e o maior dos discípulos de Sócrates (470-399 a.C.). De suas várias obras literárias, as mais célebres foram escritas sob a forma de diálogo: República, Protágoras, Apologia, Fedro, Timon, Banquete e As Leis. Em República, Platão exprime o seu pensamento filosófico quando escreveu de forma figurada a "Alegoria da Caverna", no Livro VII, Diálogos III. Ele explica que a alma deve passar pela ignorância e seguir o caminho da sabedoria, do ideal, da verdade e da elevação moral, modelos da filosofia platônica. No início da narrativa, Platão compara o mundo a uma ampla caverna, com uma pequena abertura por onde penetra a luz externa, e dentro da caverna homens cativos assistem a um espetáculo de luz e sombras. Leiamos um trecho do "cinema" de Platão em sua fascinante "Alegoria da Caverna":
Imagina uma caverna subterrânea provida de uma vasta entrada para a luz e que se estende ao largo de toda a caverna, e uns homens que lá dentro se acham desde meninos, amarrados pelas pernas e pelo pescoço de tal maneira que tenham de permanecer imóveis e olhar somente para a frente, pois as ligaduras não lhes permitem voltar a cabeça; atrás deles e num plano superior, arde um fogo a certa distância, e entre o fogo e os prisioneiros há um caminho elevado, ao longo do qual se faz de conta que tenha sido construído um pequeno muro semelhante a esses tabiques que os saltimbancos colocam entre si e os espectadores, para exibir a estes as suas maravilhas...
-Vejo daqui a cena, disse Gláucon.
-E não vês também homens a passar ao longo desse pequeno muro, carregando toda espécie de objetos, cuja altura ultrapassa a da parede, estátuas e figuras de animais feitas de pedra, de madeira e outros materiais variados? Alguns desses carregadores conversam entre si, outros marcham em silêncio.
Poderão os cativos da caverna ter visto outra coisa de si mesmos ou de seus companheiros senão as sombras projetadas pelo fogo sobre a parede fronteira da caverna?
Supões ainda que no fundo da caverna houvesse um eco repetindo as palavras dos transeuntes, não pensariam os prisioneiros que os sons eram articulados pelas próprias sombras que viam passar?...
Essa bela passagem de a República, de Platão, é a mais antiga referência de uma sessão cinematográfica que a história registra.
Fique por dentro de outros antigos precursores da fotografia animada, em nosso livro Crônicas em curta-metragem - A Sétima Arte do século XX na visão de um Amador (ver página deste Blog, de 07-12-2010).
06 de agosto de 2011
Completa hoje 1 ano que iniciamos gil-setimaarte.blogspot.com
Filmes em exibição recomendados:
Midnight in Paris-Meia-Noite em París, de Woody Allen.
Captain America-First Avenger-Capitão América-O Primeiro Vingador, de Joe Johnston
Comentários
Postar um comentário