O APOGEU DE UM GÊNERO

A paisagem encantadora emoldurando a ensolarada região dos destemidos peles-vermelhas, citam-se por exemplo, o aglomerado de rochas em Lone Pine e o célebre Death Valley, ambos no Estado da Califórnia, as Grandes Planícies, o solitário  Monument Valley nas terras áridas dos Navajos, norte do Arizona, dentre outros maravilhosos cenários naturais de formas variadas e indescritíveis, localizados no Oeste norte-americano.
Citam-se também, as cidades de casas de madeira, os saloons, as cavalgadas, a luta contra os índios, o cavalo, o mocinho e o revólver, os tiroteios, os representantes da lei e os bandidos, a execução dos fora da lei pelo uso da forca e o Boot Hill  (Colina das Botas), nome que se dava aos cemitérios do velho Oeste são  alguns dos atributos dos filmes do gênero western.
Genuinamente americano, à vista disso, os grandes momentos do passado ianque são revividos pelo cinema faroeste.
Em 1903, surge o primeiro western, ainda em estado de mudez, sob a direção de Edwin S. Porter (1865-1941), chamado The Great Train Robbery-O Grande Roubo do Trem, um curta-metragem com apenas onze minutos de duração, que deu origem ao fenômeno horse opera, ou seja, os filmes de cowboy.
O western é o cinema americano por excelência, enunciou André Bazin, famoso crítico francês, comentarista e professor de cinema.
Prova disso, o gênero faroeste exerceu sua soberania no cinema por muito tempo, chegou a pujar seus mais fortes concorrentes, os filmes de guerra e os musicais.
Nos anos da década de 1950, os bangue-bangues alcançaram o paroxismo com superproduções em grande estilo, em tela Cinemascope, uma lente que reproduz imagens em grandes proporções projetadas sobre wide screen (16x 9), isto é, a tela larga, idealizada pelo físico francês Henri Chrétien (1879-1956).
Quem deseja assistir o que há de bom no cinema faroeste, é só garimpar filmes nas melhores lojas de venda e locações de DVD e Blue Ray, que certamente é possível  encontrar bons títulos do gênero, como por exemplo, Stagecoach-No Tempo das Diligências-1939, de John Ford, The Ox-Bow Incident-Conciências Mortas-1943, de William A. Wellmam, Duel in the Sun-Duelo ao Sol-1946, de King Vidor, Red River-Rio Vermelho-1953, de Howard Hawks, High Noon-Matar ou Morrer-1953, de Fred Zinnemann, 7 Men From Now -7 Homens sem Destino-1957, de Budd Boetticher, The Searchers-Rastros de Ódio-1956, de John Ford,  The Big Country-Da Terra Nascem os Homens-1958, de William Wyler, The Man Who Shot Liberty Valance-O Homem Que Matou o Facínora-1962, de John Ford etc.
Saiba mais sobre o western nas páginas deste Blog, de 13 de novembro de 2010 e 12 de janeiro de 2011.

Filmes recomendados em exibição nos cinemas:
Cowboys and Alliens-de Jon Favreau e Rise of  the Planet of the Apes-Planeta dos Macacos: A Origem, de Rupert Wyatt.


  

Comentários