O surrealismo, diz o dicionarista Aurélio, é um movimento de vanguarda que expressa a realidade subjetiva fora do controle da razão e que se inspira nas diversas manifestações profundas do inconsciente.
O movimento surrealista originou-se da moderna escola de literatura e arte iniciada em 1924, pelo escritor francês André Breton (1896-1966). O surrealismo não demorou chegar ao cinema. Em 1928, o diretor e produtor nascido na aldeia de Calanda, Espanha, Luis Buñuel, realizou o curta-metragem Um Cão Andaluz, em parceria com seu amigo, o notável pintor surrealista Salvador Dali (1904-1989). Buñuel mudou-se para Paris onde seguiu a carreira de cineasta. Sua filmografia soma um total de 33 produções. Fazem parte de nossa filmoteca três obras surrealistas do renomado cineasta espanhol, a saber: Viridiana-1961, um filme polêmico dos anos 60. Viridiana (Silvia Pinal), uma mulher movida pelo espírito de caridade cristã, cujo tio pervertido (Fernando Rey) manifesta o desejo erótico pela sobrinha e tenta seduzi-la às vérperas de ela se ordenar freira. O filme traz, outrossim, a absurda cena da Santa Ceia composta por mendigos e loucos, uma imitação burlesca da conhecida obra do genial pintor renascentista Leonardo Da Vinci (1452-1519). A Igreja Católica conseguiu impedir que essa produção fosse exibida na Espanha; a exibição de Viridiana naquele país só foi permitida anos depois, em 1977. Ganhadora da Palma de Ouro no Festival de Cannes; Belle de Jour- A Bela da Tarde-1967, com Catherine Deneuve, que vive o papel de Séverine, a belle de jour, uma mulher casada que passa todas as tardes num discreto rendez-vous de Paris para realizar suas fantasias sexuais. Vencedora do Leão de Ouro no Festival de Veneza e Le Charme Discret de la Bourgeoisie- O Discreto Charme da Burguesia-1972, no qual acontecimentos fora do comum impedem constantemente que um grupo de amigos da classe média se reunem para um jantar. Levou o Oscar de melhor filme estrangeiro. No elenco Fernando Rey, Stéphane Audran, Jean-Pierre Cassel, Michel Piccoli, Delphine Seyrig e Bulle Ogier.
Outros títulos da filmografia de Buñuel:
El Angel Exterminador-O Anjo Exterminador-1962, Tristana-Tristana, Uma Paixão Mórbida-1970, Le Fantome de La Liberté-O Fantasma da Liberdade-1974, Cet Obscur Objet du Désir-Esse Obscuro Objeto do Desejo- 1977 etc.
Luis Buñuel Portolés (1900-1983).
Acima: Silvia Pinal e Catherine Deneuve.
Saiba mais sobre a Vanguarda Francesa, e ainda sobre o Futurismo, o Expressionismo alemão e a Vanguarda Russa, nas páginas 91 a 96, do nosso livro Crônicas em curta-metragem - A Sétima Arte do século XX na visão de um amador, publicado pela Ophicina de Arte & Prosa.
6 de agosto de 2012: ECOS DO CINEMA, em nosso blog gil-setimaarte.blogspot.com, completa dois anos de informação de qualidade e entretenimento.
Comentários
Postar um comentário