OS FILMES DE GUERRA

 Assim como os westerns, os filmes de guerra conseguiram a adesão das grandes massas e chegaram a suplantar os demais concorrentes com gordas bilheterias.
Iniciamos o nosso tema com a sinopse da interessante produção de Carl Foreman, The Guns of Navarone-Os Canhões de Navarone-1961, um filme da Columbia  Pictures rodado em território grego, dirigido por J. Lee Thompson, acompanhado pela brilhante trilha sonora composta pelo mestre da música, Dimitri Tiomkin, conduzida pela Orquestra Sinfônica de Londres.
Em dezembro de 1943, durante Segunda Guerra Mundial, seis homens experientes e capazes são escolhidos a dedo pelo Comandante Jensen para infiltrar  na Ilha de Navarone (atual Ilha de Leros, na Grécia) ocupada pelos nazistas, e sabotar dois enormes canhões controlados por radar, e se não fossem destruidos, as frotas aliadas afundariam nas águas do Mar Egeu. Dentre os homens escolhidos, o Capitão Keith Mallory, um perito em alpinismo, o Cabo Miller, professor de química e especialista em explosivos e o Coronel Andrea Stavros, bravo combatente da resistência grega.
Com a missão de invadir a fortaleza onde se encontravam os possantes canhões, o grupo liderado pelo Capitão Mallory segue viagem em uma discreta embarcação pesqueira munido de granadas e metralhadoras. Em alto-mar, a embarcação é abordada por uma lancha com a bandeira do Partido Nazista,  imediatamente os intrépidos "pescadores", entre aspas, entram em combate com o inimigo. Mais adiante, os seis companheiros enfrentam a maré alta e o desafio de escalar um penhasco.
Da novela de Alistair MacLean, o filme prossegue em momentos de tensão, ação e aventura.
Intérpretes e personagens de Os Canhões de Navarone: Gregory Peck (Capitão Keith Mallory), David Niven (Cabo Miller), Anthony Quinn (Coronel Andrea Stavros), Stanley Baker (Brown), Anthony Quayle (Major Roy Franklin), James Darren (Spyros Pappadimos), Irene Papas (Maria Pappadimos), Gia Scala (Anna), James Robertson Justice (Comandante Jensen/Narrador) e Christopher Rhodes (Oficial alemão Gunnery).
Do grande número de filmes do gênero guerra, aqui estão mais nove títulos de produções interessantes sobre a Segunda Guerra Mundial, que o nosso blog recomenda:
The Bridge on the River Kawai-A Ponte do Rio Kawai-1957, de David Lean, Tora! Tora! Tora!-1970, dos diretores Richard Fleischer, Toshio Masuda e Kinji Fukasaku, Sands of Iwo Jima-Iwo Jima, o Portal da Glória-1949, de Allan Dwan, a espetacular invasão das forças aliadas na Normandia, em 6 de junho de 1944, que marcou o fim da soberania nazista na Europa, revivida na monumental produção em preto e branco The Longest Day-O Mais Longo dos Dias-1962, dos diretores Ken Annakin, Bernhard Wicki e Andrew Marton, com um grande elenco do cinema americano e europeu, e ainda, The Great Escape-Fugindo do Inferno-1963, de John Sturges, The Train- O Trem-1965, de John Frankenheimer, Von Ryan's Express-O Expresso de Von Ryan-1965, de Mark Robson, Midway-A Batalha de Midway-1976, de Jack Smight  e To Hell and Back-Terrível Como o Inferno-1955, de Jesse Hibbs, baseado na verdadeira história da vida e carreira militar do ator Audie Murphy, condecorado na Segunda Guerra Mundial.
O ataque fulminante dos japoneses na base naval americana de Pearl Harbor, no Havai, na manhã 7 de dezembro de 1941, que completa na data de hoje 71 anos, e os fatos que o antecederam narrados no filme Tora! Tora! Tora!, encontram-se nas páginas do nosso livro Ecos da história revividos pelo cinema - A Sétima Arte no rastro da história.
Acima: David Niven, Gregory Peck e Anthony Quinn.
O Mais Longo dos Dias
Iwo Jima, O Portal da Glória
Desejo aos seguidores deste blog que me honram com a sua leitura, BOM NATAL, SAÚDE e PROSPERIDADE no ANO NOVO!


Comentários