A DIVA QUE RECUSOU A ALIANÇA COM O NAZISMO





Ela poderia derreter um homem com um mero levantar de sobrancelhas e destruir uma rival com um olhar, disse o romancista Ernest Miller Hemingway (1898-1961) referindo-se a uma mulher  possuidora de lindas pernas e olhar sedutor. O nome dessa fêmea é Marie Magdalene Dietrich von Losh, nas telas a bela atriz e cantora Marlene Dietrich.
Nascida em Berlim em 27 de dezembro de 1901, Marlene Dietrich atuou em vários filmes mudos e foi lançada no cinema falado pelo diretor Josef von Sternberg em Der Blaue Engel-O Anjo Azul-1930, que alcançou sucesso mundial, o favorito do chanceler alemão e lider nazista Adolf  Hitler (1889-1945).
Depois de O Anjo Azul, Dietrich deixa a sua pátria sob o signo do nazismo e parte  com o seu diretor e amigo Sternberg para a terra do Tio Sam.
Antinazista, a diva do cinema rejeita a invejável soma em dinheiro oferecida pelo Führer, por intermédio de um emissário, o Ministro das Relações Exteriores, Joachim von Ribbentrop (1893-1946), para que ela aceitasse ser a rainha do cinema do Reich. Não, nunca poderei voltar ao meu país enquanto um homem assim fanatiza as massas..., disse ela. Seus filmes foram banidos da Alemanha nazista.
Na meca do cinema, Sternberg dirige Dietrich nas seguintes produções: Marocco-Marrocos-1930, Dishonored-Desonrada-1931, Shangai Express-O Expresso de Shangai-1932, Blonde Venus-A Vênus Loura-1932, The Scarlet Empress-A Imperatriz Galante-1934 e The Devil is a Woman-Mulher Satânica.
Fraulein Dietrich obteve sua nacionalidade de cidadã americana em princípios de 1938.
Com mais de cinquenta filmes no currículo, Dietrich mostrou seu talento no formidável western Destry Rides Again-Atire a Primeira Pedra -1939, de George Marshall, seguido de outras admiráveis produções como The Flame of New Orleans-Paixão Fatal-1941, de René Clair, The Spoilers-A Indomável-1942, de Ray Enright, Stage Fright- Pavor nos Bastidores-1950, de Alfred Hitchcock , Around the World in 80 Days-A Volta ao Mundo em 80 Dias-1956,  de Michael Anderson, Witness for the Prosecution-Testemunha de Acusação-1957, de Billy Wilder, Touch of Evil-A Marca da Maldade-1958, de Orson Welles, Judgement at Nuremberg-Julgamento em Nuremberg-1961, de Stanley Kramer, The Black Fox-A Raposa Negra-1962, documentário de Louis Clyde Stoumen sobre Adolf Hitler, narrado por Marlene Dietrich etc.
Nos anos setenta, a diva anuncia a sua aposentadoria do cinema e vai para o show business seguir a carreira de cantora.
De cidadania norte-americana, Marlene Dietrich radicou-se em Paris, onde faleceu em 6 de maio de l992.
Deixou a filha Maria Riva, fruto de seu único casamento com o tcheco Rudolf Sieber.

Dietrich e John Wayne no western  The Spoilers






Comentários