A MOÇA DO FAROESTE

Buffalo Bill
                  
      Annie Oakley(1860-1926)                                                                                                                                                                                                                            

William Frederick Cody (1846-1917), mais conhecido com o cognome de Buffalo Bill, o homem que representa o espírito da fronteira, foi um intrépido cavaleiro da Companhia de Correios Pony Express, condutor de diligências e caçador de búfalos com que abastecia os trabalhadores das estradas de ferro. Tornou-se o mais famoso explorador do exército dos Estados Unidos e alcançou a patente de coronel. Buffalo Bill Cody tinha grande prestígio com os soldados e oficiais do exército, bem como a amizade com alguns chefes indígenas. 
Após a baixa do serviço militar, o coronel Cody entra para o ramo do entretenimento e cria a Buffalo Bill's Wild West Show-Parada do Oeste Selvagem de Buffalo Bill,  uma autêntica parada do Far-West, realçada com cowboys, índios, diligências, os homens do Correio a Cavalo, soldados da cavalaria e do próprio Bill Cody, que constituía a epopeia do desbravamento das terras americanas. Para que o show fosse mais verdadeiro,  Buffalo Bill conseguira que Touro Sentado, o famoso chefe dos guerreiros Sioux, que derrotou o general Custer na histórica batalha de Little Big Horn, fizesse parte do espetáculo.
Havia na trupe uma mocinha esbelta, usando uma saia de franjas e um casaco de couro, com notável habilidade no manejo de um rifle, seu  nome era Annie Oakley. Segundo a história, Annie só conheceu as terras do faroeste aos quinze anos, depois de atravessar o Rio Mississipi quando já fazia parte da Parada de Buffalo Bill. Ainda criança, ela perdera o pai e, aos sete anos, com a velha espingarda deixada pelo pai, caçava animais selvagens e aves nas matas de Ohio, a fim de conseguir carne para a família.
Bem, voltando ao show de Buffalo Bill, nas apresentações de Annie o diretor anunciava: "E com vocês, a moça do Far-West, Annie Oakley". Com o rufar dos tambores e o soar dos clarins, Annie entrava no picadeiro, montada em um garboso cavalo, enquanto um cowboy jogava objetos para o ar, Annie acionava o gatilho e os despedaçava um por um. Em seguida, o cowboy segurava uma carta de jogar a cerca de quinze metros dela, e com incrível pontaria, Annie acertava cada desenho da carta. 
A moça do faroeste conheceu o jovial irlandês de nome Frank Buttler, considerado o melhor atirador que existia, e disputa com ele, ao ar livre, um torneio de tiro aos pássaros feitos de barro.  Os pássaros eram lançados  e derrubados  e a contagem ainda  empatada até que o último pássaro foi arremessado. Frank errou e Annie derrubou o dela. A jovem tem os primeiros sentimentos de amor pelo irlandês. 
A companhia de Buffalo Bill faz uma tournée pelo País, e em 1887 embarca para a Europa. Na Inglaterra,  Annie mostrou seu talento  com um espetáculo especial para a Rainha Vitoria nas festividades do seu Jubileu de Ouro, e na Alemanha, para o Príncipe Herdeiro Guilherme.  
As proezas de Annie Oakley foram revividas nas revistas em quadrinhos e no cinema.
O produtor e compositor Arthur Freed, responsável por dezenas de musicais, produziu pelos estúdios da MGM, em technicolor, Annie Get Your Gun-Bonita e Valente, com roteiro de Sidney Sheldom, dirigido por Busby Berkeley. As filmagens começaram em abril de l949, porém imprevistos ocasionaram a demora na produção. Judy Garland, escolhida para o papel principal, sofre colapso nervoso nas primeiras cenas; a estrela da Paramount Pictures, Betty Hutton, é contratada pela MGM para substituí-la; Busby Berkeley desiste da direção e é substituído por Charles Walters; Frank Morgan como Buffalo Bill, morre de repente, Louis Calhern assume o papel; Charles Walters por sua vez deixa a direção, que fica por conta de George Sidney. 
Após esses infortúnios, a produção prosseguiu sob a direção de Sidney.  Annie Get Your Gun teve a sua estreia em 1950, em Nova Iorque, e alcançou grande sucesso de bilheteria.
No elenco desse formidável faroeste musical, Betty Hutton,  Howard Keel, Louis Calhern, Keenan Wynn, J. Carrol Naish, Edward Arnold, Evelyn Beresford, John Maylong, enriquecido com 10 maravilhosos números musicais do insigne compositor Irving Berlim, incluindo Colonel Buffalo Bill, The Girl That I Marry, You Can't Get a Man With a Gun e o tema principal There's No Business Like Show Business, ganhador do Oscar de melhor canção, que se tornou tema internacional do mundo dos espetáculos. 
 Lembramos também da produção  em preto e branco da RKO Radio Pictures  intitulada Annie Oakley-1935, do diretor George Stevens, com Barbara Stanwick no papel-título, Preston Foster, Melvyn Douglas, Andy Clyde e Moroni Olsen.

Para os que apreciam o gênero faroeste musical, recomendamos outras produções inesquecíveis:
The Harvey Girls-As Garçonetes de Harvey-1945 (MGM), de George Sidney, Seven Brides for Seven Brothers-Sete Noivas Para Sete Irmãos-1954 (MGM), de Stanley Donen e Oklahoma-1955 (Fox), de Fred Zinnemann. 

Betty Hutton

 
































 

Comentários