O GUERREIRO PERFEITO


Genghis Khan (1167?-1227)


Nascido por volta de 1167, o mongol Temujim  foi uma das mais célebres figuras que a história registra. Em princípios  do século XIII ele realizou a extraordinária façanha de unificar o seu povo, antes dividido em várias tribos nômades que viviam  na Mongólia, na China e na Sibéria.
Em 1206, numa assembleia geral dos mongois, Temujim é proclamado chefe supremo e recebe o título de Genghis Khan, que significa Guerreiro Perfeito.
Genghis Khan formou um grande exército nacional e, tal como o heleno Alexandre Magno (ver postagem deste blog de 20-06-2011), estendeu sua soberania além das fronteiras, conquistou a Ásia e parte da Europa.
O Grande Khan, o Príncipe dos Conquistadores, também conhecido como o Flagelo de Deus, o Senhor de Tronos e Coroas, o Imperador das Estepes, morre numa batalha em 18 de agosto de 1227.
O vasto império de Genghis Khan, suas lutas e conquistas, igualmente entraram para as páginas da história do cinema. Pelos estúdios da Columbia Pictures, Henry Levin dirigiu Ghengis Khan-1965, com o ator egípcio Omar Shariff em seu primeiro  papel principal em parceria com Stephen Boyd como Jamuga, o chefe tribal maligno e ainda James Mason, Françoise Dorléac, Eli Wallach, Telly Savalas, Woody Strode e Yvonne Mitchel.
O ícone John Wayne, que deixou sua marca através de grandes trabalhos, cuja carreira incluem filmes de gêneros diversos, mas sempre identificado com o faroeste, encarnou o Chefe Supremo Genghis Khan em The Conqueror-Sangue de Bárbaros-1956, do diretor Dick Powell, que tem no elenco Pedro Armendariz, como Jamuga, Lee Van Cleef, Susan Hayward, Agnes Moorehead, John Hoyt, Thomas Gomes e Ted de Corsia. Este filme, da extinta RKO Radio Pictures, foi rodado numa locação do Estado de Utah, nas proximidades de um lugar onde foram feitos testes atômicos.
John Wayne, aliás, Marion Michael Morrison, deixou este mundo em 11 de junho de 1979, vitimado pelo mal do câncer, que muitos acreditam ter adquirido durante as filmagens de The Conqueror. O diretor e ator Dick Powell (1904-1963) e o mexicano Pedro Armendariz (1912-1963) também  contraíram a moléstia.     

Omar Sharif (1932-) e Françoise Dorléac  (1942-1967)


John Wayne (1907-1979)


Comentários