DO CINEMA PARA A CASA BRANCA





 Ronald Reagan, um locutor esportivo do Iowa, graduado em economia em Illinois, chegou a Hollywood aos 26 anos e assinou um contrato com a Warner Brothers, fundada em 1923 pelos irmãos Jack Warner, Harry, Albert e Sam. Nos estúdios da Warner, Reagan seguiu a carreira de ator em diversos filmes B: Love is on the Air-Cupido ao Microfone-1937, Hollywood Hotel-Hotel de Hollywood-1937, Seargent Murphy-Sargento Murphy-1938, Cowboy from Brooklyn-Cowboy no Asfalto-1938, Santa Fe Trail-Estrada de Santa Fé-1940, Knute Rockne-All American-Criador de Campeões-1940 e Million Dollar Baby-A Garota dos Milhões-l941. Trabalhou com Robert Cummings, Ann Sheridan e Betty Field na obra-prima intitulada Kings Row -Em Cada Coração um Pecado-1942, do diretor Sam Wood, filme que o levou ao estrelato pelo seu melhor desempenho. Após voltar da Segunda Guerra Mundial, Reagan retorna  ao cinema e deixa uma filmografia que soma mais de cinquenta títulos, mas não conseguiu  alcançar o mesmo sucesso que alcançou em Kings Row. 
Foi  marido da atriz Jane Wyman entre 1940 e 1948. 
Assumiu a direção do Screen Actors Guild (Associação dos Atores de Cinema) e redigiu um juramento de lealdade em 1950, condenando publicamente as listas negras do Macarthismo (ver nossa publicação de 6 de junho de 2011) com o apoio de nomes conhecidos como Walther Pidgeon, Dick Powell, Gene Kelly, Robert Taylor, George Murphy, Alex Smith e de sua ex-mulher Jane Wyman.
Casou-se com Nancy Davis em 1952.
Seu último trabalho no cinema foi The Killers-Os Assassinos-1964,  pelos estúdios da Universal, produzido e dirigido por Don Siegel, adaptado do romance de Ernest Hemingway, que também traz no elenco Lee Marvin, Angie Dickinson, John Cassavetes, Clu Gulager e Claude Akins. Nessa época, Reagan encerrou a carreira de ator, filiou-se ao Partido Republicano e teve um futuro político promissor. Foi eleito o 33° governador do Estado da Califórnia no período de 1967 a 1975. No começo dos anos oitenta, foi eleito o 40° presidente dos Estados Unidos da América; sucedeu a Jimmy Carter e ocupou a Casa Branca entre 1981 a 1989.
Ronald Wilson Reagan (6 fev 1911 - 5 jun 2004), o mais longevo presidente do país do Tio Sam,  faleceu em Los Angeles, vítima do mal de Alzheimer.
Reagan e Lee Marvin
Reagan e Angie Dickinson

Comentários