NO TEMPO DOS SERIADOS


Sou do tempo dos seriados exibidos no cinema após o filme principal. Nos idos dos anos 50, saia de casa aos domingos, muito bem vestido, rumo ao cinema mais próximo para assistir a matinê das 14h. A propósito, minha paixão pelo cinema vem desde menino. Causava-me prazer de ver os cartazes anunciando os filmes da semana e também de ouvir os primeiros acordes dos prefixos musicais, magistralmente apresentados pelas orquestras de Frank Pourcel, Percy Faith, Frank Chacksfield, David Rose, Mantovani, George Melachcrino, Paul Weston, Tommy Dorsey entre outros, que as salas de cinema tocavam antes de iniciar a projeção ao apagar das luzes.



Os inúmeros seriados de gêneros diversos, das décadas de 30 e 40, que na  época demoravam a chegar por aqui, eram exibidos em capítulos somente aos domingos, com duração de aproximadamente 40min. e terminavam sempre com o herói em perigo.Vem-me à lembrança que, quando acabava o filme principal, alaridos e assobios da garotada inundavam as escuras salas de cinema por alguns segundos, numa demonstração de satisfação e do anseio em saber como o mocinho iria se livrar do perigo, mostrado no final do capítulo do domingo anterior.



Com o avanço da tecnologia, volto aos bons tempos de minha terceira infância, para rever os empolgantes seriados em Dolby Digital no confortável cinema em casa. 

 Tom Tyler como Capitão Marvel



Comentários