UM POUCO DE CHARLES PATHÉ

Um grande empreendedor no campo da Sétima Arte e que prestou relevantes benefícios a ela. É dele a profética frase:
O cinema será o teatro, o jornal e a escola de amanhã.
Charles Pathé (1863-1957), arrojado pioneiro da indústria cinematográfica francesa, associou-se com seus irmãos Émile, Jacques e Theóphile e formou um quarteto, ao qual muito se deve o cinema.
Em 1902, os irmãos Pathé criam a primeira indústria de cinema realmente organizada, que tomou conta da Europa. Bastante conhecida nas telas é a marca registrada  da Pathé News, representada pelo emblema de um garboso galo anunciando o começo do filme. 
Filhos de um próspero comerciante de Paris, Pathé e seus irmãos lançaram inicialmente filmes no estilo documentário. Um dos primeiros recebeu o título de "A Chegada do Trem na Estação de Vincennes". O competente Ferdinand Zecca, foi contratado para trabalhar na Pathé Studios para o cargo de produtor, diretor técnico e artístico, ensaiador e ator. Atribui-se a Zecca a criação de legendas e subtítulos nos filmes.
A expansão dos negócios dos irmãos Pathé alcançou grandes dimensões. Eles construíram novos estúdios, laboratórios, e fabricaram fitas de celuloide, filmadoras, aparelhos de projeção e discos fonográficos. Criaram a Pathé Color e o primeiro jornal cinematográfico do mundo, o Pathé Journal. O imponente galo da Pathé cantou bem alto, com filiais em Londres, Nova Iorque e Moscou em nome da maior indústria cinematográfica francesa.
Os irmãos Pathé monopolizaram abusivamente os circuitos exibidores de filmes, comprando e construindo as mais luxuosas salas de cinema de Paris, denominadas Pathé Palaces.
Enquanto isso, as produções americanas ganhavam terreno com seus domínios no mercado cinematográfico europeu. Nos anos vinte a Pathé já apresentava problemas financeiros e juntou-se aos estúdios da RKO Radio Pictures. Mais tarde a Pathé teve que dispor do imenso patrimônio que possuía, e muitos de seus bens foram comprados pela RKO e  Eastman Kodak Company. A decadência completa do império da Pathé deu-se nos meados dos anos trinta.  

 

Comentários