C U R T A S


Em 1891, antes do aparecimento do Cinematógrafo dos irmãos Louis e Auguste Lumière(1864-1948 e 1862-1954), era conhecido o primeiro projetor de imagens móveis, o Kinetoscópio, do inventor  Thomas Alva Edison (1847-1931), que permitiria o surgimento do cinema americano. De qualquer forma, porém, atribui-se a Edison a invenção do projetor de imagens móveis, que, em 1893,  foi um grande sucesso na Feira Mundial de Chicago.
 ..........
Em 1895, a câmara estática dos Lumière faz os primeiros documentários em curta-metragem. Seus filmes não foram o bastante para atender  a demanda, o público queria novidades, ver mais filmes.
..........
Em 1896, nos estúdios de Edison, May Irwin e John Rice trocam o primeiro beijo na tela em um filme chamado "A Viúva Jones", que abalou a opinião pública da época.
..........
Em 1903, o cinema de Hollywood recebe o western com duração de onze minutos intitulado The Great Train Robbery-O Grande Roubo do Trem, do diretor Edwin S. Porter (1869-1941).
Neste filme, Porter provoca um susto nos espectadores; na cena final, um dos personagens, George Barnes, aponta o revólver contra a plateia e atira. E assim, nasceu o gênero Western.
..........
Cabíria, filme realizado na Itália, em 1913, do diretor Giovanni Pastrone, foi o ponto alto do cinema italiano daqueles tempos. Exerceu um grande prestígio nos estúdios de Hollywood, em face dos novos recursos e técnicas modernas aplicadas. Diante do famoso Cabíria, David W. Griffith (l875-1948), um dos fundadores da United Artists, realiza o célebre Birth of a Nation-1915, cujo tema é sobre a Guerra de Secessão, com tomadas espetaculares sob o ponto de vista de linguagem cinematográfica. Griffith adota planos cinematográficos com genialidade, que naquela época foi uma grande descoberta. O cinema veio a se desenvolver com Griffith.
..........
Becky Sharp-Vaidade e Beleza-1936: primeiro longa-metragem em technicolor, de Rouben Mamoulian (1898-1987).
..........
Movietone: Implantação da leitura ótica na fita, que caracteriza o cinema falado. A técnica eficaz do movietone chegou ao Brasil em 1935, no musical carnavalesco "Alô, Alô Brasil!", de Wallace Downey, João de Barro a Alberto Ribeiro, com Carmen Miranda.
..........
A busca da felicidade e da utopia e a música envolvente de George Gershwin, estão no  grandioso espetáculo de cores e impressionismo. 
Referimo-nos ao formidável musical An American in Paris-Sinfonia de Paris-1951.
..........
Sem o toque de classe dos musicais dos anos 40 e 50, os filmes Can-Can-1960, de Walter Lang, West Side Story-Amor Sublime Amor-1961, de Robert Wise, Sweet Charity-Charity Meu Amor-1969 e All That Jazz-Cabaré-1972, ambos de Bob Fosse,  descaracterizaram e prescreveram o esgotamento dos grandes clássicos do gênero.
 ..........
O puro otimismo do diretor americano Frank Capra (1897-1991), o motiva a fazer filmes que tinham como tema cidadãos comuns com determinação, firmeza e coerência de atitudes. Nas dificuldades da vida, seus personagens venciam os problemas financeiros, humanos e sociais. Capra era o cineasta otimista de Hollywood.
Frank Capra fez muitos filmes, mas os destaques ficam para os seguintes títulos:
It Happened One Night-Aconteceu Naquela Noite-1934, Mr. Deeds Goes to Town-O Galante Mr. Deeds-1936, Mr. Smith Goes to Washington- A Mulher Faz o Homem-1939, Meet John Doe-Adorável Vagabundo-1941 e a brilhante produção, indispensável em qualquer filmoteca,  It's a Wonderful Life-A Felicidade Não Se Compra-1947. Nessas produções, foram escolhidos  para o papel principal os atores Clark Gable, James Stewart e Gary Cooper.

..........



Na galeria dos grandes diretores do cinema americano do século XX, citamos o nome do diretor, roteirista e produtor Howard Hawks (1896-l977). Hawks se compara com expoentes de sua geração, como Ford, Walsh, Sturges, Hathaway, Boetticher e outros. Seu talento levou para as telas muitas produções interessantes, de faroestes a filmes de gângsteres, aventuras, comédias e o magnífico épico Land of the Pharaohs -Terra dos Faraós-1955. Essa produção, filmada no Egito,  conta a história de Khufu (Queóps), faraó da quarta dinastia, que ergueu a grande pirâmide, em Gizeh, que leva o seu nome. Filme imperdível, com música do compositor Dimitri Tiomkin.
...........
Faz tempo que li um artigo, possivelmente em uma revista de cinema, que o poncho usado por Clint Eastwood na trilogia spaghetti western, de 1964, 65 e 66, do diretor Sergio Leone, passou por todos os três filmes sem a devida substituição ou limpeza. 
Na certa, já estava totalmente ensebado.
.............................................................

 

Comentários