O CASO DOS "TALKIES"



Sabemos que o documentário musical em duas partes, That's Entertainment!-Era Uma Vez em Hollywood-1974 e 1975, foi feito em um tributo aos cinquenta anos da MGM. Trata-se de um retrospecto fragmentado com  apresentação e comentários dos ícones do cinema Fred Astaire, Bing Crosby, Gene Kelly, Peter Lawford, Lisa Minnelli, Donald O' Connor, Debbie Reinolds, Frank Sinatra, James Stewart, Mickey Rooney e Elizabeth Taylor.
Sabemos ainda que o filme The Jazz Singer-O Cantor de Jazz-1927, de Alan Crossland, abriu o caminho para o cinema falado, os talkies, que deu início aos últimos suspiros da cena muda.
No admirável That's Entertainment!, o ator James Stewart faz o seguinte e interessante comentário sobre a repercussão dos talkies na capital do cinema, que trouxe para uma parcela de astros e estrelas da Hollywood dos anos vinte, o desemprego e uma aposentadoria precoce:
No final dos anos vinte, começo dos anos trinta, estes duzentos acres de propriedade eram uma cena de pânico, um pandemônio. Os filmes falados haviam substituído os filmes silenciosos virtualmente da noite para o dia. O único ator da cidade que não se preocupava com sonorização e o desemprego era Rin-Tin-Tin, porque enquanto ele pudesse latir, o som não era ameaça para ele...- Diz Stewart em tom jocoso. Em seguida acrescenta: Para a Metro e o resto de Hollywood, dias amargos estavam por vir. Grandes astros do cinema mudo falavam com um forte sotaque estrangeiro, outros balbuciavam ou falavam através do nariz. Os primeiros microfones pareciam exagerar as falhas que o cinema mudo escondia. Tão rápido os filmes sonoros subiam, quanto as carreiras desciam. Os chefões dos estúdios estavam desesperados. Onde estariam as novas estrelas? De onde viriam as novas personalidades? Assim eles pensavam. Bem, a resposta era evidente: do teatro, da Broadway.
A experiência teatral de repente se tornou um passaporte para Hollywood, mesmo que esse passaporte significasse apenas algumas semanas de veraneio. Uma corrente maciça de esperançosos entrava pelos portões de cada estúdio da cidade, inclusive da Metro. Devo dizer que eu era um desses jovens atores vindos do Leste...  
Saiba mais sobre os talkies em nossa próxima publicação.
James Stewart (1908-1997)



Comentários