OS FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA

 Júlio Verne (1828-1905) escreveu vários livros.Em suas obras, ele previu muitas maravilhas do futuro, as quais ele imaginara, uma delas, A Viagem à Lua.
O cinema, por sua vez, adaptou para as telas muitas  obras do famoso  escritor francês.
O produtor e diretor parisiense Marie Georges Jean Méliès (1861-1938), contemporâneo de Júlio Verne, o escritor mais lido de sua geração, produziu e dirigiu dezenas de filmes, dentre eles, o primeiro filme de ficção científica intitulado Le Voyage dans la Lune-A Viagem à Lua, uma produção silenciosa de 1902, que alcançou sucesso mundial.
Porém, a tão sonhada viagem ao Satélite da Terra, que até então existia somente nos livros e no cinema, deixou de ser uma ficção e tornou-se  realidade.Em 20 de julho de 1969, os astronautas norte-americanos Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins, tripulantes da nave Apollo11, se tornam os primeiros seres humanos a pisar em solo lunar; fato extraordinário da história da humanidade, que resultou em grandes benefícios no campo da ciência e da tecnologia.
Já dizia o célebre escritor  "profeta" Júlio Verne: O que um homem pode imaginar, outro pode realizar.
Voltando aos filmes de ficção científica,  vamos ao "espaço interior". Um submarino de nome Proteus e uma equipe de cientistas, são reduzidos a pequeníssimas dimensões, visíveis só ao microscópio, em seguida são colocados em uma seringa e  injetados no corpo humano, com a missão de  realizar uma delicada cirurgia no célebro do paciente. Começa então uma viagem fora do comum  em um cenário indescritível, o espaço interno do ser humano.Estou me referindo à soberba produção Fantastic Voyage-Viagem Fantástica-1966, do diretor Richard Fleischer, com Stephen Boyd, Raquel Welch, Edmond O'Brien, Donald Pleasence, Arthur O'Connel, William Redfield e Arthur Kennedy.
Outra viagem extraordinária é a de um cientista do século XIX, que constrói uma máquina do tempo e viaja para um futuro distante, com o fim de acompanhar a evolução da raça humana. Brilhante enredo do filme The Time Machine-A Máquina do Tempo-1960, dirigido por George Pal, com Rod Taylor e Ivette Mimieux, extraido da obra literária do ficcionista inglês Herbert George Wells (1866-1946), autor de The War of the Worlds-A Guerra dos Mundos, que também virou filme, sob a direção de George Pal, uma produção de 1953, com Gene Barry, cujo tema é a invasão de marcianos na terra.
Planet of the Apes-Planeta dos Macacos-1968 do diretor Franklin J. Schaffner, com  Charlton Heston. Trata-se de um filme sensacional, com um epílogo surpreendedor.
No rol dos filmes de ficção científica, não cai no esquecimento a superprodução de Steven Spielberg ,Close Encounters of the Third Kind-Contatos Imediatos do Terceiro Grau-1977. Este filme relata o contato de terráqueos com os UFO's (Unidentified Flying Object), ou seja, os objetos voadores não identificados (OVNI's), que, ainda hoje, continuam a ser uma incógnita. O ponto alto deste filme são os admiráveis efeitos especiais no que tange aos discos voadores, que aparecem diante de nossos olhos em imagens espetaculares.

Os títulos de filmes aqui arrolados são, no meu parecer, as melhores produções cinematográficas do gênero.

Saiba mais sobre o cineasta Jean Méliès, nas páginas 28 a 31, do nosso livro Crônicas em curta-metragem - A Sétima Arte do sécdulo XX na visão de um amador.

Comentários