Os episódios do Velho Oeste ocuparam por muitas vezes as páginas da literatura e as telas do cinema com relatos quase lendários de malfeitores, que buscavam fortuna salteando bancos, diligências e comboios ferroviários. Entre os bandoleiros do Oeste, como Billy the Kid, Sam Bass, Bill Doolin, Wesley Hardin e outros, citamos o nome de Jesse Woodson James, o mais famoso facínora que o Oeste norte-americano já conheceu, cujas façanhas foram para o cinema na produção de Darryl F. Zanuck, com Tyrone Power no papel principal. O filme é Jesse James-1939, do diretor Henry King.
Segundo a história, com a implantação no Velho Oeste das vias férreas transcontinentais, algumas companhias cometeram abusos, injustiças e fraudes na obtenção de terras por onde iam estender seus trilhos. Valendo-se da torpeza e da força bruta, inescrupulosos agentes das companhias forçavam humildes proprietários de terras a vender seus bens, adquiridos com extraordinário esforço, a preço de banana. Aqueles que ofereciam resistência sofriam agressões físicas e ameaças de ter seus bens confiscados. Sentindo-se ultrajados, alguns donos de terras caíram em desespero e eram levados à impetuosidade e à infração à lei. Foi o que aconteceu com os irmãos Jesse e Frank James, filhos de um honrado fazendeiro do Missouri. Os irmãos James transformaram-se em renomados foras da lei e se unem ao bando dos irmãos The Youngers. Começa uma onda de repetidos assaltos aos comboios ferroviários da Union Pacific Railroad e pilhagem a bancos, que deram a Jesse e seu bando a triste fama.
Em 7 de setembro de 1876, o assalto ao First National Bank, em Northfield, no Estado do Minnesota, chefiados pelo famigerado Jesse James e sua malta foi um grande fracasso. O caixa do banco soou o alarma e num instante o povo da cidade se armou com o grito (Get your guns, boys, they are robbing the bank) "Às armas, rapazes, estão roubando o banco". Em meio a um intenso tiroteio, dois membros da gangue foram mortos e os outros Youngers feridos e presos. Jesse e Frank conseguiram escapar.
Em 1879, os irmãos James se juntam a um novo bando e assaltam o trem pagador de Glendale, no Missouri.
Em 3 de abril de 1882, data em que Jesse se preparava para mudar com a família rumo a Califórnia, foi baleado nas costas no momento em que retirava da parede da sala um quadro com a inscrição:
GOD BLESS OUR HOME
O tiro foi disparado por Robert Ford (John Carradine) um membro do bando. No túmulo, resta uma lápide que relembra a memória de Jesse, com o seguinte epitáfio:
Jesse Woodson James died on April 3, 1882, aged 34 years, 6 months, 28 days, murdered by a traitor and coward, whose name is not worthy to appear here.
"Jesse Woodson James morreu em 3 de abril de 1882, na idade de 34 anos, 6 meses e 28 dias, assassinado por um traidor e covarde, cujo nome não é digno de figurar aqui." Consternado com a morte do irmão, Frank James (Henry Fonda) se entregou às autoridades da famosa Agência de Detetives Pinkerton.
Jesse e Frank James |
Bom western da 20th Century Fox, que mistura ficção e realidade. Outros filmes que narram a odisseia dos irmãos James:
The Return of Frank James-O Retorno de Frank James-1940, de Fritz Lang, com Henry Fonda, I Shot Jesse James-Eu Matei Jesse James-1948, de Samuel Fuller, The True History of Jesse James-A Verdadeira História de Jesse James-1957, de Nicholas Ray, com Robert Wagner e The Long Riders-Cavalgada dos Proscritos-1982, de Walter Hill, com James Keach e Stacy Keach, irmãos atores que interpretam os irmãos fora da lei Jesse e Frank James.
Todo mundo gosta de foras da lei. Por alguma razão eles são sempre lembrados. (Jesse James 1847-1882) |
Comentários
Postar um comentário